01- É perigoso?
Resp- Certamente, a maioria dos desportos aéreos envolvem certos riscos, que podem ser amenizados com muito conhecimento teórico e prático. Em nosso caso usamos asas flexíveis, porém caso o motor pare de funcionar em vôo, o piloto continua o seu vôo em descendência até que pouse normalmente como se estivesse em voo livre. Os parapentes foram desenhados para voar em condições radicais de clima, em térmicas ou Lift de encostas com ventos contrários, porém no nosso desporto motorizado não precisamos de condições fortes para permanecer em vôo, procuramos escolher os momentos do dia que já não oferece muita turbulência, pois o motor vai fazer a condição de vôo, impulsionando o parapente e dando a razão de vôo e planeio necessário e assim mantendo a asa sempre bem inflada, por isso que o vôo paramotorizado é considerado por muitos, mais seguro que o vôo à vela.
02- Quanto tempo se leva para aprender voar em PARAMOTOR? Resp- Bem, dependerá do estilo de ensino do seu instrutor e da habilidade de cada aluno. Em média poucos dias é suficiente para decolar e voar de PARAMOTOR.
03- É possível voar PARAMOTOR com passageiro?Resp- O PARAMOTOR requer uma especial combinação de movimentos na decolagem, controle de acelerador, jogo de corpo, movimentos de pernas, controle perfeito de parapente inflado em solo, se o piloto adicionar um passageiro nesta equação estará aumentando os riscos pois será difícil de se ter sincronia, principalmente se o passageiro não for piloto também. Porém é possível voar duplo, mas o piloto deverá ter bastante experiência de vôo. Contudo, antes de adquirir o paramotor deverá questionar se o mesmo tem a potência necessária para decolar duas pessoas, pois nem todos paramotores voam duplo, e também deverá saber se está usando o parapente adequado, pois, o parapente de vôo solo é diferente do parapente de vôo duplo. Segundo as normas de vôo também é necessário que o piloto esteja devidamente habilitado para realizar o vôo duplo de paramotor.
Resp- Certamente, a maioria dos desportos aéreos envolvem certos riscos, que podem ser amenizados com muito conhecimento teórico e prático. Em nosso caso usamos asas flexíveis, porém caso o motor pare de funcionar em vôo, o piloto continua o seu vôo em descendência até que pouse normalmente como se estivesse em voo livre. Os parapentes foram desenhados para voar em condições radicais de clima, em térmicas ou Lift de encostas com ventos contrários, porém no nosso desporto motorizado não precisamos de condições fortes para permanecer em vôo, procuramos escolher os momentos do dia que já não oferece muita turbulência, pois o motor vai fazer a condição de vôo, impulsionando o parapente e dando a razão de vôo e planeio necessário e assim mantendo a asa sempre bem inflada, por isso que o vôo paramotorizado é considerado por muitos, mais seguro que o vôo à vela.
02- Quanto tempo se leva para aprender voar em PARAMOTOR? Resp- Bem, dependerá do estilo de ensino do seu instrutor e da habilidade de cada aluno. Em média poucos dias é suficiente para decolar e voar de PARAMOTOR.
03- É possível voar PARAMOTOR com passageiro?Resp- O PARAMOTOR requer uma especial combinação de movimentos na decolagem, controle de acelerador, jogo de corpo, movimentos de pernas, controle perfeito de parapente inflado em solo, se o piloto adicionar um passageiro nesta equação estará aumentando os riscos pois será difícil de se ter sincronia, principalmente se o passageiro não for piloto também. Porém é possível voar duplo, mas o piloto deverá ter bastante experiência de vôo. Contudo, antes de adquirir o paramotor deverá questionar se o mesmo tem a potência necessária para decolar duas pessoas, pois nem todos paramotores voam duplo, e também deverá saber se está usando o parapente adequado, pois, o parapente de vôo solo é diferente do parapente de vôo duplo. Segundo as normas de vôo também é necessário que o piloto esteja devidamente habilitado para realizar o vôo duplo de paramotor.
04- Qual a velocidade de um Paramotor em vôo?Resp- O PARAMOTOR não influencia na velocidade de vôo, a velocidade é estabelecida pela performance do parapente, existem diversas categorias de parapentes, cada qual para uma performance diferente. Normalmente, considerando-se vento zero, a velocidade mínima antes do stall de vôo é cerca de 25Km/h e máxima cerca de 45Km/h, em média.
05- Qual o peso que se pode carregar com o PARAMOTOR?Resp- Devemos saber o empuxo estático da hélice, pois para cada quilograma de empuxo o PARAMOTOR pode levar cerca de 2,5 kg no máximo, porém deve se usar o velame adequado ao peso que se deseja levar.
06- É possível decolar de qualquer lugar?Resp- Sim . Porém antes das decolagens o piloto deverá saber reconhecer todos os fatores que possam trazer algum risco para si e para outros, tais como condição climática, relevo, turbulências e conhecer as regras aeronáuticas para sua região, pois poderão existir áreas militares, ou altura mínima exigida, entre outros.
05- Qual o peso que se pode carregar com o PARAMOTOR?Resp- Devemos saber o empuxo estático da hélice, pois para cada quilograma de empuxo o PARAMOTOR pode levar cerca de 2,5 kg no máximo, porém deve se usar o velame adequado ao peso que se deseja levar.
06- É possível decolar de qualquer lugar?Resp- Sim . Porém antes das decolagens o piloto deverá saber reconhecer todos os fatores que possam trazer algum risco para si e para outros, tais como condição climática, relevo, turbulências e conhecer as regras aeronáuticas para sua região, pois poderão existir áreas militares, ou altura mínima exigida, entre outros.
07- Qual é a velocidade máxima de vento para voar?
Resp- A velocidade máxima de vento para voar não pode ser maior que a velocidade máxima do parapente, que é cerca de 40Km/h, porém não é recomendado voar com vento tão forte, o ideal é decolar entre 0 e 20km/h de vento.
08- Que tipo de parapente poderá ser usado com PARAMOTOR?
Resp- Existem várias classificações de parapentes para cada nível de pilotos.
Com o PARAMOTOR é possível usar qualquer um, mas o ideal seria adquirir um parapente especialmente projetado para o paramotor, outra boa opção e mais usado são os parapentes de nível 1 ou 1-2, que são os mais seguros de todos. Mas para quem já voa com parapente de nível maior, já está acostumado com o melhor planeio e penetração aerodinâmica que são itens que ajudam no vôo do PARAMOTOR. Contudo seu instrutor irá informar qual o melhor equipamento.
09- Que tipo de combustível é usado?
Resp- Gasolina Comum e óleo 2 tempos comum, na proporção 2,5/1.
10- Que tipo de manutenção requerem o parapente e o PARAMOTOR?Resp-O parapente não requer nenhum tipo de manutenção, somente ter certos cuidados, como verificar as condições das linhas, evitar de deixar a asa exposta aos raios ultra-violeta exceto é claro quando estiver voando, e ter certeza de ter guardado a asa seca bem dobrada, e em lugar isento de humidade. No PARAMOTOR, deverá manter o combustivél limpo, regulado, verificar a cor da vela certificando-se da queima adequada, checar porcas, estado de conexão da selete cadeira.
11- É necessário ter alguma licença para voar de PARAMOTOR?
Resp- Não, o processo é feito pelo instrutor ou escola de voo, que vai dar todo suporte e fazer a emissão da carteira de vôo junto aos órgãos competentes.
12- É possível usar o PARAMOTOR profissionalmente?Resp- Certamente, muitos pilotos estão usando o PARAMOTOR em publicidade aérea, que é um negócio bastante rentável, que tem grande impacto visual e fácil memorização.
Outros estão usando para fotografias aéreas em geral, ou para busca e salvamento como estão fazendo algumas forças pelo mundo fora.
13- Existem competições de PARAMOTOR?Resp- Existem cada vez mais em todo o mundo, porém na Europa, existe a European Championship, Word Class.
As principais provas são de Navegação, Controle de consumo de combustível e de Pendulo (habilidade em curvas fechadas).
14- Existe Seguro de PARAMOTOR?
Resp- Existe, não é caro e pode livrar-te de alguns problemas, é válido para todo o espaço Europeu e outros com protocolo federativo.
Best Regards Saludos Cumprimentos
Sem comentários:
Enviar um comentário